quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Aracajú - 5° dia

Esse dia, resolvemos fazer um passeio mais curto, por perto, para pegar uma praia e descansar. Fomos para Pirambu, uma praia ao norte de Aracajú. As praias do norte são mais desertas, tanto que são muito usadas pelas tartarugas marinhas para colocar seus ovos. Em Pirambú tem uma unidade do Projeto Tamar, aliás, a primeira base instalada no Brasil, em 1982. Na base em si não tem muita coisa para se ver. Tem um museuzinho, uns tanques com umas 5 tartarugas adultas, mas o interessante do negócio é ouvir as explicações de algum dos monitores. Não sei se demos sorte, mas o nosso era um estudante de biologia, muito apaixonado pelo projeto e pelas tartaugas e nos passou uma rica narrativa sobre o assunto. E a sorte máxima, eles iam fazer a soltura das tartaruguinhas para o mar naquela tarde, portanto na hora do pôr do sol voltamos à base para assistir e é realmente lindo de se ver!!

Você sabe por que as tartarugas tem que ser colocadas na areia e não soltas diretamente no mar?
 Porque elas, de alguma forma, registram aquela praia e voltam ao mesmo local para pôr seus ovos, e é por isso que, desde o início da preservação das tartarugas marinhas, a cada ano o número de tartarugas pondo seus ovos nas nossas praias só aumenta.

O projeto até parou de marcar as tartaruguinhas antes de soltá-las, eles só marcam as adultas que voltam para pôr os ovos, tamanha a quantidade!! Que bom, né???


Nenhum comentário:

Postar um comentário